domingo, 17 de agosto de 2014

Derrubada de Árvores

Imagine o meu susto ao me deparar com tal cenário desolador de um dia para o outro:









Foram pelo menos 7 árvores derrubadas! Questionamos aos homens que realizaram o serviço e ainda pareciam que fariam mais, se tinham licença para tal derrubada e se sabiam que deveriam realizar a compensação ambiental após tal derrubada. Mas, eles não pareciam entender o que dizíamos, informando apenas que cumpriam ordens de seu "patrão" e que estavam "trabalhando"! Tentei fazê-los entender que CRIME não poderia ser chamado de TRABALHO, porém foi inútil. Ligamos para 1746 (Prefeitura RJ), fomos encaminhados para Patrulha Ambiental que vieram no dia seguinte constatar o fato (e tiraram fotos). A PMERJ e também a Polícia Civil vieram e fotografaram. Um Registro de Ocorrência e 2 Autos de Infração para os responsáveis foi o saldo e isso em menos de 24h. 

No fim de tudo, resolvemos nós mesmos diminuir o impacto ambiental com o reflorestamento imediato. Utilizamos mudas que o próprio IBAMA já havia deixado na última visita deles: 

















Pronto! Sensação de dever cumprido! 

Geralmente as árvores demoram de 20 a 30 anos para crescer e se desenvolver. 
Muito importante: Uma única árvore pode abrigar um ecossistema complexo - das dezenas de seres vivos que habitam a água acumulada nas bromélias aos tucanos que fazem do caule seu ninho de amor. Para conferir todo o ecossistema que pode viver em uma árvore, veja o texto de Yuri Vanconcelos em http://super.abril.com.br/ecologia/mundo-arvore-447142.shtml

Agora vocês já sabem o caminho. Caso vejam alguém derrubando árvores sem licença, ligue para Prefeitura de sua cidade e denuncie! Façam a sua parte!

Natasha Tatiana Costa & Ivan Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário